Quer saber como funciona e para que serve o processo de galvanização dos metais? Não precisa se preocupar caso você ainda não saiba a importância desse procedimento, hoje vamos esclarecer as principais dúvidas desse processo. Então, continue no artigo para entender um pouco mais sobre a galvanização.
Saiba Mais: Tubos e Conexões Galvanizadas: porque escolher em sua Obra
O que é galvanização?
O processo de galvanização é bem simples de entender, imagina o seguinte cenário: você precisa que as tubulações da sua indústria sejam de qualidade para evitar vazamentos de água, por exemplo. Se você optar por tubos não galvanizados, o material em contato com a água, com o tempo vai oxidar e até mesmo enferruja, certo? A galvanização evita que o processo de oxidação ocorra.
A galvanização é como se fosse a película do seu celular que ajuda a evitar que o vidro quebre. O elemento químico mais utilizado no processo é o zinco que impede o contato do material com o ambiente e evita a corrosão. O aço, ferro ou outros materiais revestidos em zinco aguentam mais facilmente as adversidades climáticas e as ações do tempo.
Galvanização a fogo X Galvanização a frio
O processo de galvanização pode ser feito de duas maneiras diferentes, sendo a fogo ou a frio. E qual a diferença? Na galvanização a fogo, o material recebe um banho de zinco fundido. Resultando em peças mais duráveis, além disso, são mais sustentáveis. Já o revestimento feito em galvanização a frio é feito de forma manual com tinta de qualidade elevada de zinco.
Ao escolher produtos galvanizados, como tubos e conexões, você evita prejuízos financeiros, afinal, você não vai precisar substituir a peça em tão pouco tempo. Outra vantagem também é que você contribui com a preservação do meio ambiente.
Importância de utilizar materiais galvanizados
Utilizar produtos galvanizados é extremamente importante para evitar a corrosão da peça. Imagina que você trabalha em construção civil e precisa comprar um novo andaime para facilitar o processo do serviço. Você não vai querer comprar o equipamento com pontos de ferrugens, certo? Afinal, isso compromete a sua segurança.
Continuando com o exemplo do andaime, a galvanização, além de garantir máxima segurança para o usuário, tem uma vida útil ainda maior, evitando assim, gastos desnecessários. O processo pode ser utilizado em outros materiais, por exemplo, em máquinas, equipamentos, pontes, viadutos, grades e outros.
Vantagens de utilizar materiais galvanizados
Agora que você sabe como funciona o processo de galvanização e qual é sua importância no segmento industrial, por exemplo, separamos algumas das vantagens que procedimento tem a oferecer, são elas:
- Resistência à corrosão e oxidação;
- Resistência a altas ou baixas temperaturas;
- Durabilidade;
- Fácil de limpar;
- Contribui com o meio ambiente;
- Possui ótimo custo-benefício.