Inalar fumaça de incêndio é tão perigoso quanto as queimaduras causadas pelo fogo e mesmo que a exposição à fumaça seja por pouco tempo, então, existem chances de desencadear problemas respiratórios.
No artigo de hoje, vamos falar sobre os 5 principais riscos que a fumaça pode causar à saúde.
Para evitar a propagação de incêndio, além de ligar para o Corpo de Bombeiros, número 193, é extremamente importante que o seu estabelecimento esteja devidamente equipado.
Na Quality Tubos, você encontra materiais para instalação de rede de incêndio que foram testados e certificados de acordo com as normas técnicas de segurança.
Fumaça de incêndio e seus riscos à saúde
Inalar qualquer tipo de fumaça é prejudicial à saúde, bem como de cigarro ou de incêndio, a substância prejudica o organismo, seja por conta da inalação de elementos tóxicas ou pelas queimaduras internas que a penetração da fumaça pode causar.
Caso você vivencie uma experiência de incêndio, além de buscar pela saída mais próxima, é aconselhável cobrir a boca e o nariz com pano molhado, dessa forma, você bloqueia a entrada direta da fumaça.
Por fim, enquanto você aguarda ajuda necessária, busque ficar em locais arejados, com janelas e vitrôs, evitando lugares fechados.
5 principais riscos de inalar fumaça de incêndio
Mesmo que você tenha ficado por pouco tempo em contato com a fumaça, é importante procurar por ajuda médica, afinal, alguns sintomas podem surgir tempos depois do incidente.
Para descartar qualquer risco que seja, procure um médico o quanto antes e lembre-se: sua saúde é o mais importante.
A seguir, veja as 5 principais ameaças da fumaça à saúde:
-
- Queimadura nas vias respiratórias;
Para as pessoas que estão muito próximas ao incêndio, o calor da chama pode causar queimaduras no interior da narina, laringe e faringe. A queimadura leva ao inchaço nas vias respiratórias e impede a passagem de ar.
-
- Asfixia;
Respirar fica ainda mais difícil porque o fogo consome todo o oxigênio do ar, além disso, com o aumento de CO2 no sangue e pouco oxigênio no organismo, a pessoa fica cada vez mais fraca, chegando ao desmaio.
-
- Intoxicação;
Ao inalar a fumaça de incêndio, você também está respirando diversas partículas prejudiciais ao organismo, como cloro, enxofre e cianeto. Essas substâncias causam o inchaço das vias aéreas e impedem a passagem do ar pelos pulmões.
-
- Bronquiolite/ Bronquite;
Isso se dá por conta da inflamação das vias respiratórias e o sintoma é o impedimento da troca de oxigênio.
-
- Pneumonia.
Com a via respiratória prejudicada por conta da inalação de fumaça, você fica mais vulnerável à entrada e proliferação de fungos, vírus e bactérias que são os principais elementos da pneumonia.
CONFIRA TAMBÉM: Mangueira de Incêndio: Conheça sua importância!
Utilize materiais de qualidade na sua rede incêndio
Para que incidentes com fogo e fumaça não aconteçam, é importante ter uma instalação de rede de incêndio de qualidade.
Portanto, mantenha seu estabelecimento protegido e de acordo com as normas de segurança.
Uma resposta em “Fumaça de incêndio — Os principais riscos”
[…] Leia Também: Inalar fumaça de incêndio: Você conhece os principais riscos? […]